Missa da Primeira Eucaristia

22
Muito nos foi pedido, e divulgo aqui um modelo de livro para a celebração da I Eucaristia.
Esse livro foi feito e será utilizado pela Comunidade Nossa Senhora das Graças, situada no bairro do Tamandari, pertecente a Paroquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro - Arquidiocese de Feira de Santana _ Bahia. Como vocês poderão ver, esse livro é para o dia 19/12/2010.

Missa da Primeira Eucaristia da Comunidade Nossa Senhora das Graças – Tamandari –

Comentarista: Hoje, a nossa comunidade se encontra em festa pelas vidas destas crianças que irão receber pela primeira vez, o Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo vivo na Santa Comunhão, e por suas famílias e catequistas que contribuíram nesta longa caminhada que fizeram até aqui. Em ação de graças, peçamos a Deus que este primeiro passo que elas estão dando hoje, seja, um de muitos que irão dar ao encontro de Cristo Eucarístico que lhes há de chamar ao seu encontro e ao encontro dos mais necessitados colocando-se sempre a serviço do Reino de Deus aqui na terra.

Hoje também, celebramos o 4º domingo do advento, tempo de conversão, vigilância e preparação, momento de esperança e sentimentos bons para recebermos Cristo que nascerá novamente nos corações de cada pessoa neste natal que se aproxima. Por isso, fiquemos de pé e com grande alegria recebamos nossas crianças, suas famílias, os leitores, cantores, ministras, coroinhas, nosso celebrante e todo povo de Deus cantando.

Canto de entrada: Amar como Jesus amou

1- Um dia uma criança me parou/ olhou-me nos meus olhos a sorrir/ caneta e papel na sua mão/ tarefa escolar para cumprir/e perguntou no meio de um sorriso/o que é preciso para ser feliz?

REF.: Amar como Jesus amou/sonhar como Jesus sonhou/pensar como Jesus pensou/viver como Jesus viveu/sentir o que Jesus sentia/sorrir como Jesus sorria/e ao chegar ao fim do dia/eu sei que eu dormiria/muito mais feliz.

2- Ouvindo o que eu falei/ela me olhou/e disse que era lindo o que eu falei/pediu que eu repetisse, por favor/que eu não falasse tudo de uma vez/e perguntou de novo num sorriso/o que é preciso para ser feliz?

3- Depois que eu terminei de repetir/seus olhos não saiam do papel/ toquei no seu rostinho a sorrir/ pedi que ao transmitir fosse fiel/ e ela deu-me um beijo demorado/ e ao meu lado foi dizendo assim:

Acolhida

Sacerdote: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Todos: Amém!

Sacerdote: Na alegria, caminhamos para o Senhor. Ele nos dá o Cristo em comunhão e nos convida para recebê-lo em comunhão também com nossos irmãos.

Todos: O Senhor fez em nós maravilhas, o seu nome é santo.

Sacerdote: Sejam bem vindas todas as crianças que vão receber a primeira Eucaristia, pais, parentes, amigos e todos os fiéis que acreditam na misericórdia do Senhor. Ele que abriu seu coração cheio de amor nos conceda a paz, esperança e fé.

Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

Ato Penitencial

Sacerdote: Humildemente peçamos perdão a Deus pelos nossos pecados, pelas nossas omissões, pela nossa ingratidão, enfim, por tudo que nos afasta da amizade de Deus.

Leitor – Senhor, nem sempre valorizamos o amor de nossos pais, nem os gestos de carinho e cuidados que têm sido dispensados ao longo de nossas vidas. Por isso, pedimos o vosso perdão.

Ref. (cantado): Senhor eis aqui o teu povo que vem implorar teu perdão. È grande o nosso pecado porém é maior o teu coração.

Leitor – Senhor, nem sempre paramos para orar e para agradecer-vos pela vida e por tantos outros benefícios que nos concedes a cada instante. Por isso, pedimos o vosso perdão.

Ref. (cantado): Senhor eis aqui o teu povo que vem implorar teu perdão. È grande o nosso pecado porém é maior o teu coração.

Leitor – Senhor, quantas vezes deixamos que a mágoa, a inveja e a falta de amor invadam o nosso coração. Por isso, pedimos o vosso perdão.

Ref. (cantado): Senhor eis aqui o teu povo que vem implorar teu perdão. È grande o nosso pecado porém é maior o teu coração.

Sacerdote: Que deus Todo-Poderoso nos purifique dos nossos pecados e pela celebração desta Eucaristia, nos torne dignos de participar da glória eterna, ao lado de Deus Pai, de Deus Filho e de Deus Espírito Santo.

Todos: Amém!

Oração: Oremos: Derramai, ó Deus, a vossa graça em nossos corações para que, conhecendo pela mensagem do anjo a encarnação do vosso Filho, cheguemos, por sua paixão e cruz, à glória da ressurreição. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Todos: Amém.

Liturgia da Palavra

Comentarista: Nas leituras ouviremos que as promessas do Senhor reveladas por meio dos profetas se cumprem pela ação do Espírito Santo. O salmista cantará: “o Rei da glória é o Senhor onipotente; abri as portas para que ele possa entrar!” Assim teremos certeza que tudo nos vem de Deus, principalmente nossa vocação. Estejamos atentos ao chamado do Senhor e respondamos sim a este chamado em nossas vidas. Ouçamos com atenção!

I Leitura (Isaías 7,10-14)

Leitura do livro do profeta Isaías

- Naqueles dias, o Senhor falou com Acaz, dizendo: “Pede ao Senhor teu Deus que te faça ver um sinal, quer provenha da profundeza da terra, quer venha das alturas do céu”. Mas Acaz respondeu: “Não pedirei nem tentarei o Senhor”. Disse o profeta: “Ouvi então, vós, casa de Davi; será que acheis pouco incomodar os homens e passais a incomodar até o meu Deus? Pois bem, o próprio Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel”. – Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.

Salmo 23(24)

Resp.: O Rei da glória é o Senhor onipotente; /abri as portas para que ele possa entrar!

1 – Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra/ o mundo inteiro com os seres que o povoam;/ porque ele a tornou firme sobre os mares/ e, sobre as águas, a mantém inabalável.

2 – “Quem subirá até o monte do Senhor/ quem ficará em sua santa habitação?” / “Quem tem mãos puras e inocente coração/ quem não dirige sua mente para o crime.

3 – Sobre este desce a bênção do Senhor/ e a recompensa de seu Deus e Salvador”/ “É assim a geração dos que o procuram/ e do Deus de Israel buscam a face”

II Leitura (Romanos 1,1-7)

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos

- Eu, Paulo, servo de Jesus Cristo, apóstolo por vocação, escolhido para o Evangelho de Deus, que pelos profetas havia prometido, nas Sagradas Escrituras, e que diz respeito a seu Filho, descendente de Davi segundo a carne, autenticado como Filho de Deus com poder, pelo Espírito de santidade que o ressuscitou dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor. É por ele que recebemos a graça da vocação para o apostolado, a fim de podermos trazer à obediência da fé todos os povos pagãos, para a glória de seu nome. Entre esses povos estais também vós, chamados a ser discípulos de Jesus Cristo. A vós todos que morais em Roma, amados de Deus e santos por vocação, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e de nosso Senhor Jesus Cristo. – Palavra do Senhor.

Todos: Graças a Deus.

Comentarista: Com muita alegria e de pé aclamemos a Palavra de Jesus que nos será anunciada e ouçamos com atenção suas palavras transformadoras.

Aclamação do Evangelho: Maria cheia de graça

REF.: Maria cheia de graça, Virgem mãe do Salvador, ensina-nos a escutar a Palavra do Senhor (2x)

1- Pelo anjo visitada/te encheste de temor, mas respondeste confiada/ és a serva do Senhor.

2- Desceu o Espírito Santo/sua força se animou no teu seio se fez carne/a Palavra do Senhor.

3- Da Igreja és modelo/de fé, esperança e amor/porque sempre observaste a Palavra do Senhor.

Evangelho (Mateus 1,18-24)

Sacerdote: Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

Todos: Glória a vós Senhor.

- A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo.

Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela conceberá pela ação do Espírito Santo.

Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”. Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado e aceitou sua esposa. – Palavra da Salvação.

Todos: Glória a vós Senhor.

Renovação das promessas do batismo

Animador: O Círio Pascal, é símbolo de Jesus ressuscitado. Com a vela acesa simbolizando a nossa fé, renovemos as promessas do batismo.

Sacerdote: Vocês livremente decidiram abraçar a fé cristã, por isso vamos renovar as promessas batismais diante da comunidade. O que aconteceu com vocês no dia do batismo?

Catequizandos: Pela graça do batismo, nos tornamos filhos de Deus, irmãos de Jesus Cristo, templo do espírito Santo e membro da igreja.

Sacerdote: Vocês crêem que Deus é o nosso Pai, que nos ama e fez tudo para o nosso bem.

Catequizando: Sim, creio.

Sacerdote: Vocês crêem que Jesus é o filho de Deus, morreu e ressuscitou?

Catequizando: Sim, creio.

Sacerdote: Cristo é a verdade e a vida. Vocês querem viver na verdade aceitando Jesus Cristo em nossa vida?

Catequizando: Sim, quero.

Sacerdote: Vocês prometem ser cristãos autênticos, viver em comunidade como Jesus viveu?

Catequizando: Sim, prometo.

Sacerdote: Se querem viver a fé, vocês podem estar seguros da vida eterna. Deus os façam mais firmes na fé, fortes na esperança e seguros na caridade, com a proteção de Maria. Assim consagremos agora nossas vidas a mãe de Jesus e nossa mãe.

Catequizandos: Maria, minha querida mãe, coloca a tua mão sobre a minha cabeça, guarda minha mente, meu coração, e todo o meu ser. Educa os meus sentimentos, para que eles sejam sempre puros. Santifica meus pensamentos, palavras e ações, a fim de que eu possa estar sempre em comunhão com Teu Filho Jesus. Daí-nos tua Bênção, ó Mãe querida, e cobre-nos com teu manto.

Amém!

Sacerdote: Cheios do Espírito Santo e conscientes desta missão a nós confiada, professemos a nossa fé, rezando:

Creio em Deus Pai todo poderoso, Criador do céu e da terra e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor. Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus está sentado à direita de Deus Pai Todo poderoso donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos nossos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna.

Amém!

Oração da Assembleia

Sacerdote: “Peçam e lhes será dado! Procurem e encontrarão! Batam e abrirão à porta para vocês”. Diante de tão consoladas palavras de Jesus, e na certeza do amor e da misericórdia de Deus por nós, rezemos para que nunca nos falte o Pão da Vida, a força e a coragem de vivenciar o compromisso assumido através da Eucaristia. Façamos nossas preces.

Todos: Senhor, fortalecei nossa caminhada.

1 – Por essas crianças que irão participar pela primeira vez da Eucaristia, que sejam orientadas pelos ensinamentos recebidos e pelos exemplos de seus pais para que se tornem verdadeiros seguidores de Cristo e construtores de um mundo mais justo e fraterno para todos, rezemos:

2 – Para que o Corpo e Sangue de Cristo que essas crianças vão receber as tornem membros fiéis da Igreja de Cristo testemunhando com ardor a Palavra do Senhor por seus caminhos e assumam o compromisso de serem o rosto de Jesus presente no mundo, rezemos:

3 – Para que tenhamos força necessária para construir bases sólidas em nossas famílias e que as tornemos semelhantes à família de Nazaré, contribuindo assim para um mundo mais amoroso e irmão, rezemos:

4 – Pelo Papa, bispo, padres, diáconos, religiosos e religiosas, ministros e ministras, catequistas e todos vocacionados, para que como verdadeiros apóstolos, lutem incansavelmente a fim de transformar este mundo num reino de justiça, paz e amor, rezemos:

5 – Por nossa comunidade Nossa Senhora das Graças, para que prossiga realizando a missão de levar Cristo e a sua mensagem a todos que ainda não a conhecem, rezemos:

Sacerdote: Pai, abençoai essas crianças, bem como esta comunidade aqui reunida, atendei suas preces para que depois de vivenciarem nesta terra, a paz e o amor de Deus em plenitude, alcancem o prêmio da salvação e assim possam viver felizes ao vosso lado por toda a eternidade. Por N.S.J.C.

Todos: Amém.

Liturgia Eucarística

Comentarista: Esse é o momento de levantarmos de nossos lugares e virmos diante do altar para nos apresentar diante de Deus como oferta viva em seu altar. Ofertemos o que somos, o que temos e o que tudo o Senhor nos dá.

Ofertório: Oferta viva

Venho Senhor minha vida oferecer, como prova de amor e sacrifício/quero a minha vida/a Ti entregar como ofertar viva em teu altar.

Pois pra Te adorar foi que eu nasci, cumpre em mim o teu querer/faça o que estiver em Teu coração/e que a cada dia/eu queira mais e mais/estar ao Teu lado Senhor! (2x)

Oração sobre as oferendas

Sacerdote: Ó Deus, que o mesmo Espírito Santo, que trouxe a vida ao seio de Maria, santifique estas oferendas colocadas sobre o vosso altar. Por Cristo, nosso Senhor.

Todos: Amém.

Oração Eucarística II

Sacerdote: O Senhor esteja convosco.

Todos: Ele está no meio de nós.

Sacerdote: Corações ao alto.

Todos: O nosso coração está em Deus.

Sacerdote: demos graças ao Senhor nosso Deus.

Todos: É nosso dever e nossa salvação.

Sacerdote: Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo poderoso, por Cristo, Senhor nosso. Ele é a vossa palavra viva, pela qual tudo criastes. Ele é o nosso salvador e redentor, verdadeiro homem, concebido do Espírito Santo e nascido da virgem Maria. Ele, para cumprir a vossa vontade e reunir um povo santo em vosso louvor, estendeu os braços na hora da sua paixão a fim de vencer a morte e manifestar a ressurreição. Por ele os anjos celebram vossa grandeza e os santos proclamam vossa glória. Concedei-nos também a nós associar-nos a seus louvores cantando a uma só voz:

Santo: Santo

REF.: Hosana! Hosana! Hosana! Ao nosso Rei! (bis)

1- Glorificarei teu nome ó Deus, com cânticos te celebrarei/ És Santo ó Pai, és Santo ó Pai, a Ti todo o louvor (bis)

2- Bendito que vem em nome do Senhor/ o céu e a terra proclamam o seu louvor/ Te exaltarei, Te exaltarei, darei o meu louvor! (bis)

Sacerdote: Na verdade, ó Pai, vós sois santo e fonte de toda santidade. Santificai, pois, estas oferendas, derramando sobre elas o vosso Espírito, a fim de que se tornem para nós o Corpo e + o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso.

Todos: Santificai nossa oferenda ó Senhor!

Sacerdote: Estando para ser entregue e abraçando livremente a paixão, ele tomou o pão, deu graças e o partiu e deu a seus discípulos dizendo: TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.

Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente e o deu a seus discípulos dizendo: TOMAI, TODOS, E BEBEI; ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.

Eis o mistério da fé!

Todos: Salvador do mundo, salvai-nos, vós que nos libertastes pela cruz e ressurreição!

Sacerdote: Celebrando, pois, a memória da morte e ressurreição do vosso Filho, nós vos oferecemos, ó Pai, o pão da vida e o cálice da salvação; e vos agradecemos porque nos tornastes dignos de estar aqui na vossa presença e vos servir.

Todos: Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!

Sacerdote: E nós vos suplicamos que, participando do Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos pelo Espírito Santo num só corpo.

Todos: Fazei de nós um só corpo e um só espírito!

Sacerdote: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro: que ela cresça na caridade, com o Papa Bento, com o nosso arcebispo Dom Itamar e todos os ministros do vosso povo.

Todos: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!

Sacerdote: Lembrai-vos também dos nossos irmãos e irmãs que morreram na esperança da ressurreição e de todos os que partiram desta vida: acolhei-os junto a vós na luz da vossa face.

Todos: Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos e filhas!

Sacerdote: Enfim, nós vos pedimos, tende piedade de todos nós e dai-nos participar da vida eterna, com a virgem Maria, mãe de Deus, com os santos apóstolos e todos os que neste mundo vos serviram, a fim de vos louvarmos e glorificarmos por Jesus Cristo, vosso Filho.

Todos: Concedei-nos o convívio dos eleitos!

Sacerdote: Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.

Todos: Amém.

Sacerdote: Obedientes à palavra do Salvador e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer:

Todos: Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no seu; o pão nosso de cada dia nos daí hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

Sacerdote: Livrai-nos de todos os males, ó pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda de Cristo salvador.

Todos: Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!

Sacerdote: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos apóstolos: eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo.

Todos: Amém.

Sacerdote: A paz do Senhor esteja sempre convosco.

Todos: O amor de Cristo nos uniu.

Sacerdote: Como filhos e filhas do Deus da paz, saudai-vos com um gesto de comunhão fraterna.

Paz: A alegria

A alegria está no coração de quem já conhece a Jesus./A verdadeira paz só tem aquele que já conhece a Jesus./O sentimento mais precioso que vem do Nosso Senhor./É o amor que só tem quem já conhece a Jesus.

Todos: Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.

Sacerdote: Eu sou o pão vivo que desceu do céu: se alguém come deste pão, viverá eternamente. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

Todos: Senhor, eu não sou digno (a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e serei salvo (a).

Comunhão

Comentarista: É chegado o momento mais esperado destas crianças, onde pela primeira vez receberá Cristo Eucarístico, o grande mistério de fé da nossa Igreja. As crianças deverão fazer uma fila única no centro da Igreja. As demais pessoas que receberão Cristo poderão fazer uma fila de cada lateral da Igreja. Com muita alegria vamos ao encontro deste Pão Vivo descido do céu, que é o próprio Jesus de Nazaré. Cantemos:

Comunhão: Andei pelas vilas

1- Vejam eu andei pelas vilas apontei às saídas como o Pai me pediu/portas eu cheguei a abri-las: Eu curei as feridas como nunca se viu.

REF.: Por onde formos também nós que brilhe a tua luz/fala Senhor, na nossa voz em nossa vida/nosso caminho então conduz queremos ser assim/que o pão da vida nos revigore em nosso SIM.

2- Vejam, fiz de novo a leitura/das raízes da vida, que meu Pai vê melhor/luzes acendi com brandura, para ovelha perdida não medi meu suor.

3- Vejam procurei bem aqueles/que ninguém procurava e falei de meu Pai/pobres, a esperança que é deles/eu não quis ser escravo de um poder que retrai.

4- Vejam, semeei consciência nos caminhos do povo/pois o Pai quer assim/tramas enfrentei prepotência /dos que temem o novo qual perigo sem fim

5- Vejam eu quebrei as algemas, levantei os caídos/do meu Pai fui as mãos/laços recusei os esquemas/eu não quero oprimidos quero um povo irmão.

6- Vejam procurei ser bem claro: O meu Reino é diverso/não precisa de rei/tenho outro jeito mais raro/de juntar o disperso o meu Pai tem por lei.

7- Vejam o meu Pai à vontade/eu cumpri passo a passo, foi pra isso que eu vim/dores enfrentei a maldade/mesmo frente ao fracasso, eu mantive meu SIM.

Sacerdote: Oremos: Ó Deus todo-poderoso, tendo nós recebido o penhor da eterna redenção, fazei que, ao aproximar-se a festa da salvação, nos preparemos com maior empenho para celebrar dignamente o mistério do vosso Filho. Que vive e reina para sempre.

Todos: Amém.

Avisos

Sacerdote: O senhor esteja convosco.

Todos: Ele está no meio de nós.

Sacerdote: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho + e Espírito Santo.

Todos: Amém.

Sacerdote: Proclamai a todos o amor de Deus! Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe hoje e sempre.

Todos: Graças a Deus.

Final: Quem é esta que avança

Quem é esta que avança como a aurora/temível como o exército em campo de batalha./Brilhante como o sol e como a lua, mostrando o caminho aos filhos seus./Ah, ah, minha alma glorifica ao Senhor/meu espírito exulta em Deus, meu salvador.

Feito e organizado:

Antônio Araújo, Elisângela Ferreira, Ilda Souza, Irene, Lavinia de Jesus, Leidiane Anunciação e Nathalia Silva


PAZ E BEM

CLÉCIA E SANDRA

22 comentários:

Ana Paula disse...

Que idéia legal, Clécia!!!
Bjs
Tia Paula

cantinho da catequese disse...

oi Clecia acho que a gente já conversou no chat do catequisar,achei super legal essa ideia de celebração. que Deus te abençoe. bjos

Ana Cristina disse...

Gostei da sugestão, posso usar na minha paróquia? Abraços

Jonathan Cruz disse...

UFA... SALVO POR ESTA POSTAGEM DE VOCÊS. ESTAVA PROCURANDO AQUI UM TEXTO PARA INICIAR A LEITURA MANHÃ NA MISSA DE PRIMEIRA COMUNHÃO E ACHEI ESTA IDEIA. PEGUEI O INICIO QUE ACHEI LINDO. ELES ME PEGARÃO DE SURPRESA PARA FAZER OS COMENTÁRIOS AMANHÃ, E EU ESTAVA SEM IDEIA. MUITO OBRIGADO.

maria chagas disse...

oi estou preparando a liturgia da eucaristia e queria ideias novas, faço parte da liturgia de sao benedito em parintins amazonas e voce me abriu varios caminhos obrigada! louvado seja Deus que te abençoou e te abençoe os teus dias esteja sempre a dispoziçao de Deus e ele te dará em dobro

Marcos Barreto disse...

nao sabe como eu procurei uma celebração dessas... obrigado pela disponibilidade
que Deus as abençoe

Mary Debas disse...

Oi muito obrigada tambeém estou preparando a liturgia da pimeira eucaristia gostei muito da sugestão de vcs beijos DEUS abençõe...

Anônimo disse...

Muito bonita a celebração, eu estou procurando uma sugestão para o ofertorio para um missa de Nossa Senhora das Graças, para o dia 21/11 me ajudem por favor, é urgente. Enviar para toninha.silva.carvalho@hotmail.com

Anônimo disse...

Que Deus abençoe voces sempre.
Continuem com esse trabalho lindo.
Abraços.

Anônimo disse...

minha primeira comunhão !!!!!
estão todos convidados!!
local:igreja matiz santa tereza d avila
cidade :ribeira do pombal - BA
data:10/12/2011
horario:19:30
espero vocês !!!que jesus vos abençoe

Anônimo disse...

Obrigada pelas postagens que vcs fazem. Muito têm contribuido para mim. Coordeno, junto com uma irmã a Catequese da minha Paróquia.
Abraços,
Gislane.
Novo Oriente de Minas - MG

Anônimo disse...

QUE MARAVILHA ESSA PROGRAMAÇÃO, ESTAVAMOS AFLITAS, MAS GRAÇAS AO NOSSO BOM DEUS ENCOTRAMOS O QUE PRECISAMOS.
ABRAÇOS LUCIMERIA S.CESAR.

Marlucia disse...

Parabéns pela criatividade e a partilha de vocês, muito ajudam nossa missão. Obrigada e que Jesus e Nossa Senhora as abençoe sempre...

Cidinha disse...

oi amei sua sugestão de celebraçaõ ,vai ser muito util para mim,bjos obrigaga

Cidinha disse...

oi adorei sua sugestão de celebraçaõ ,vai ser muito util para mim bjjavascript:BLOG_CMT_subscription.toggle()os obrigaga

Anônimo disse...

boa sugestão

Unknown disse...

procurei subsidios para celebração de 1ªeucaristia e encontrei muito mais do que precisava. AMEI! DEUS ABENÇOE!!!

Anônimo disse...

obrigada clécia pela sua preocupação em oferecer algo tão especifico, de linguagem popular e de fácil acesso.
fui mto benefeciada com o teu trabalho. valeu, valeu mesmo.
Comunidade cristo redentor. Dourados MS.

carla lopes disse...

Me ajudou muito estas sugestoes!!! muito obrigada....carla, comunidade de santa clara. manaus-am

Anônimo disse...

a minha eucaristia e dia 25 de novembro e estou muito ancioso

Frei Ronaldo Gastaldo, OFMCap. disse...

Sou frade Capuchinho e auxilio na Catequese em minha (nossa) comunidade. Gostei muito desta sugestão de Missa. Próximo domingo teremos Primeira Comunhão em nossa comunidade - N. Sra. de Fátima - Nova Fátima/GO, e usaremos este modelo, fazendo as mudanças necessárias. Agradeço a equipe que o elaborou e os abençoo em nome do Senhor, + Pai, Filho e Espírito Santo. Parabéns!

Anônimo disse...

Muito obrigado,otimo blog.Voces não sabe como voces mim ajudaram. Deus vos abençõe.

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails