CF 2011 e o Dia Mundial da Água

0
Jesus é a fonte da água viva, precisamos ir a Ele para matarmos nossa sede, precisamos conhecê-lo para amá-lo e amar o próximo, amar a vida no Planeta.
Dia 22 de Março é o dia Mundial da Água, criação primorosa do Pai, e nossa Catequese não pode deixar "passar batida" esta data, pois evangelizar é cuidar de tudo, do meio ambiente, da nossa irmã água. Assim, a criação não gemerá em dores de parto e terá vida plena e abundante, cuidado, conservando, economizando a nossa água.

Sugiro algumas atividades:
Quem puder pode exibir o vídeo da música de Guilherme Arantes - Terra Planeta Água, ou ouvir no rádio mesmo e fazer uma discussão com os catequizandos.
o Realizar a seguinte atividade: Pintura artística com gelo colorido :
Fazer com antecedência:
- misturar tinta guache em copos com água e por em formas de gelo. Por três ou quatro cores diferentes.

o Colocar em cada bancada 4 ou 5 cubos de gelo de cores diferentes;
o Entregar para cada aluno uma folha de papel ofício e pedir que desenhem com gelo, de forma espontânea, deixando as marcas coloridas no papel. Colocar as folhas pra secar

o No mesmo dia, ou no dia seguinte, realizar uma exposição - Terra: Planeta Água- com estas pinturas e as imagens em fundos coloridos (que podem ser coladas em papel cartão) . Entre as pinturas ou nas figuras podem ser coladas as frases :

Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.
Só percebemos o valor da água depois que a fonte seca.

Feche a torneira ao escovar os dentes.
Um banho planejado - molhar, ensaboar e enxaguar - limpa e economiza água e energia.


Água potável é muito cara e preciosa para ser desperdiçada lavando calçadas. Usando a vassoura, você vai economizar água e tempo.
Molhe as plantas pela manhã ou ao anoitecer e use o regador. Gasta menos água que a mangueira e o exercício faz bem.

Mantenha seu carro limpo, mas não precisa exagerar no uso da água. Com um balde d'água você economiza e dá conta do recado.

Cuidado! Vasos sanitários não são lixeiras. Objetos jogados nos vasos sanitários, além de ser um atentado ao meio ambiente, provocam o entupimento da rede de esgoto causando problemas como, por exemplo, o retorno do esgoto para dentro de sua própria casa ou do vizinho.

Faça uma boa viagem, mas não esqueça de fechar o registro da água antes de sair.

Pense no futuro de nossas crianças, com nossos rios limpos e esgoto tratado.

Espero que gostem e que se possível lembrem desse dia com seus catequizandos.

Ah para quem mora aqui em Feira há uma boa programação:
*Caminhada da água - Av. Getúlio Vargas , stands no espaço Marcos Moraes.

*Semana da Água no Shopping Boulevard:

No espaço montado na praça central do shopping estarão expostos equipamentos que simulam o tratamento da água, além de informações sobre consumo consciente. O visitante poderá visualizar o caminho da água, desde a captação em rios e barragens, passando pelo consumo nos imóveis, até a disposição final das águas servidas no meio ambiente.

Um dos destaques é um espaço interativo onde o visitante poderá ganhar brindes, participando de jogos eletrônicos. As visitas serão acompanhadas por técnicos da empresa, que explicarão o funcionamento de cada item exposto e darão instruções de como podemos ajudar a preservar a água doce do planeta. O espaço também estará aberto para visitas de turmas de estudantes das escolas públicas e particulares da cidade.


Abraços,

Clécia Ribeiro


0 comentários:

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails