Catecumenato: Exigências atuais

1
O Documento de Aparecida (DA), a mais expressiva orientação para a Igreja da America Latina e do Caribe, ao falar sobre Iniciação a Vida Cristã chama a atenção para dois desafios:

1. A quantidade de pessoas que não participa com regularidade dos sacramentos da Igreja, nem participa da Eucaristia dominical;

2. A alta porcentagem de católicos sem consciência de sua missão de ser sal da terra e fermento no mundo, cuja identidade é fraca e vulnerável.

Para o documento, esses desafios constituem um questionamento sobre a maneira como estamos educando na fé e como estamos alimentando a experiência cristã.

“Ou educamos na fé, colocando as pessoas realmente em contato com Jesus Cristo e convidando-as para o seu seguimento ou não cumpriremos nossa missão evangelizadora” (DA, 287). “Propomos que o processo catequético de formação adotado pela Igreja para a Iniciação Cristã seja assumido em todo o continente como a maneira ordinária e indispensável de introdução na vida cristã e como a catequese básica e fundamental. Depois virá a catequese permanente que continua o processo de amadurecimento da fé..." (DA, 294).

A igreja tem a missão e essa missão comporta desafios precisam ser enfrentados com um pouco mais de inteligência, de metodologia, de espiritualidade e de ousadia. É a exigência de uma nova evangelização


Pe Gerson Figueiredo

Paz e Bem meus amigos


Este texto acima escrito pelo Pe Gerson Figueiredo da Arquidiocese de Feira de Santana foi estudado juntamente com o DA 286/294 no Congresso Biblíco Catequetico de 30/08 a 02/10.


Com o tempo contarei mais detalhes e mais descobertas que tive com esse incrivel Congresso. Mas confesso que a minha paixão e desejo pela Iniciação a Vida Cristã aumentou muito depois desses dias em retiro.


Ahhhh solicitarei ajuda do nosso amigo e colunista Flávio Porto para expor aqui como foi a Ceia Judaica que aconteceu no Congresso.

Paz e Bem,
Sandra Avelino

1 comentários:

CATEQUESE N'ATIVIDADE disse...

Realmente, a iniciação a vida cristã é um assunto que nos envolve... dá vontade de passar a gente mesmo por todo o processo!

Aproveito a visita para convidar você a me visitar no blog Catequese N'atividade (http://cocalnatividade.blogspot.com/) e conferir as novidades que rolam por lá!

Que você tenha um ótimo encontro com Cristo neste domingo! A paz!

Renata Furlan

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails