Roteiros para retiro

1
Tenho recebido inúmeros e-mails solicitando modelos de retiro. Mas a verdade é que não tenho uma "receita" para prepara-los, então fico ate encabulada com  as solicitações e indagações de alguns emails recebidos. 


Porém, devo salientar que sempre li e gostei de receber emails, nunca me recusei a responde-los (talvez não tenha respondido com a brevidade esperada por alguns), só não sou Expert no assunto, por isso alguns emails me deixam encabulada.

Pois bem, disponibilizo então todos os arquivos que tenho sobre o assunto. Coloquei-os em um site para download, basta clicar aqui e fazer o download e conhecer alguns "modelos" de retiro.

Temos nessa pasta o roteiro de retiro de um, dois e de três dias, tem também alguns cartazes, mandamento do retiro, ficha de inscrição, lista de alimentos, lista de cantos, etc...

Porem é importante analisar o seguinte: 

  • Que tipo de grupo será esses retirantes? (catequese, coroinhas, grupo jovem, etc.)
  • Qual a média de idade?
  • Qual é a vivencia deles em comunidade?
  • Quanto tempo(horas/dias) para o retiro?
  • Qual a preparação anterior deles ao retiro? ( por exemplo: se for um retiro só de oração, eles tem que ter vivencia de oração.)
E lembre-se: o tema, apesar de ser central, tem que ser adaptado a realidade deles, para que os mesmos se sintam tocados pelo Espirito e uma vez o roteiro pronto, é facil adapta-lo ao tema e aos imprevistos que sempre teimam em acontecer.

Indico também a aquisição de alguns livros:
  • Beber da fonte da oração - retiro para jovens   da editora Paulinas,  com 29 propostas de meditação, em que o autor procura mostrar o que é a oração e seu significado na vida de quem deseja colocar-se continuamente em uma atitude de busca a Deus, para realizar-se integralmente, e que pode ser adaptado para qualquer faixa etária de idade.
  • Encontros Com Cristo: Dias De Formação E Retiros Bíblicos - Vol. 1 da editora Loyola, Com este livro pessoas e grupos podem programar mais facilmente seus momentos especiais de recolhimento. Facilita, ainda o mistério de quem prega ou organiza retiros, e de quem deles participa. Não encontrei esse livro no site da editora, porem ele ainda é comercializado pela internet.
  • Acampamentos e Retiros Criativos da editora A.D.Santos, o livro é duma ininidade de orientações que o seminários, encontros  e retiro precisão. Testado e aprovado por quem faz e entende de acampamentos e retiros temáticos.

Espero ter ajudado!

Ahhh, se você tem algum roteiro de retiro, e queira compartilhar, favor nos enviar por email que colocaremos junto para download.

Paz e Bem

Sandra e Clécia

1 comentários:

CATEQUESE N'ATIVIDADE disse...

Claro que ajuda amiga! Tudo que é compartilhado nos ajuda a enriquecer nossos conhecimentos!

Bjokas da Rê Furlan

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails