O pecado destrói o homem

2
Estou lendo o livro Sofrendo na Fé do Prof. Felipe Aquino. Dentre as reflexões sobre o sofrimento, li um texto que gostaria de partilhar com vocês pois propõe uma reflexão a partir do sofrimento causado pelo pecado, já que o pecado é a raiz do mesmo. 
Bem, agora  o texto.
Espero que apreciem.


Diz-se que quando Leonardo da Vinci  pintou a "Santa Ceia", de Jesus com seus Apóstolos, deparou-se com uma grande dificuldade: precisava pintar o bem - na imagem de Jesus e o mal - na figura de Judas. Interrompeu seu trabalho no meio, até que conseguisse encontrar modelos ideais.
Certo dia, enquanto assistia um coral, viu em um  dos componentes a imagem perfeita de Cristo. Convido-o para seu ateliê, e reproduziu seus traços em estudos e esboços.
Passaram-se três anos. A "Última Ceia" estava quase pronta, mas Da Vinci ainda não havia encontrado o modelo ideal de Judas. Depois de muitos dias procurando, o pintor finalmente encontrou um jovem prematuramente envelhecido, bêbado, esfarrapado, atirado na sarjeta.
Imediatamente pediu aos seus assistentes para que o levassem até a igreja. Da Vinci, copiava as linhas da impiedade, do pecado, do egoísmo, tão bem delineadas na face do mendigo que mal conseguia parar de pé.
Quando terminou, o jovem abriu os olhos e notou a pintura  à sua frente. E disse, numa mistura de espanto e tristeza: "Eu vou já vi esse quadro antes!"
_Quando? - perguntou um surpreso Da Vinci.
_Há três anos atrás, antes de eu perder  tudo o que tinha. Numa época em que eu cantava num coro, tinha uma vida cheia de sonhos, e o artista  me convidou para posar como modelo para a face de Jesus.


Forte não? Me fez refletir bastante, pois é justamente isso que o pecado nos faz: vai nos destruindo e transformando. Acredito que além da reflexão, podemos trabalhar esse texto na Catequese pra falar de pecado, perdão, do sacramento da Reconciliação, enfim...
Até a próxima.
Clécia

2 comentários:

Jonathan Cruz disse...

Bela reflexão Clécia, esse texto pode ser trabalhado muito bem no Crisma ou perseverança.

Abraço e tenha um bom dia.

Cláudia de Jesus Pinheiro disse...

Oi Clécia amei q reflexão... e é forte mesmo! Por isso não devemos julgar... nunca sabemos se passaremos pela mesma situação, né? Estamos unidas a jesus agora e devemos sempre rezar e nos esforçara para que nunca nos afastemos Dele.

Paz de Cristo!

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails