Em quatro sessões do Concílio foram aprovados 16 documentos que marcaram a vida da Igreja:
4 Constituições Dogmáticas, 9 Decretos e 3 Declarações.
Constituições________________________________________________________
§ Constituição Dogmática sobre a Igreja – Lumen Gentium (LG) = Luz dos povos: reflete sobre a natureza, a identidade, a estrutura e a missão universal da Igreja.
§ Constituição Pastoral sobre a Igreja no Mundo Contemporâneo - Gaudium et spes (GS) = As alegrias e esperanças: um olhar da Igreja sobre o mundo contemporâneo, assumindo suas alegrias e tristezas, comprometendo-se com o serviço da paz e da justiça.
§ Constituição sobre a Liturgia - Sacrosanctum Concilium (SC) = O Sagrado Concílio: primeiro documento aprovado que propões a renovação da liturgia.
§ Constituição Dogmática sobre a Divina Revelação - Dei Verbum (DV) = Palavra de Deus: apresenta a natureza, o objeto e a necessidade da revelação, sua transmissão e o papel da Sgrada Escritura na vida e na missão da Igreja.
Decretos______________________________________________________________
· Decreto sobre o ecumenismo – Unitatis Redintegratio (UR) = Restauração da Unidade: propõe aos católicos os caminhos e os modos que lhe permitam colaborar com a restauração da unidade entre todos os cristãos e viver o ecumenismo.
· Decreto sobre a atividade missionária da Igreja - Ad Gentes (AG) = A todos os povos: enfoca os princípios da vocação e ação missionária da Igreja decorrentes de sua natureza de ser “sacramento da salvação” enviada pelo mandato de Jesus a evangelizar todo o mundo.
· Decreto sobre o ministério pastoral dos bispos – Christius Dominus (CD) – Cristo Senhor: apresenta e desenvolve o ministério pastoral dos bispos da Igreja.
· Decreto sobre o ministério e a vida pastoral dos presbíteros - Presbyterorum Ordinis (PO) = A Ordem do presbiterado: centra na sua união com Cristo pastor e na caridade pastoral o ministério dos presbíteros.
· Decreto sobre a conveniente renovação da vida religiosa – Perfectae Caritatis (PC) = Perfeita caridade = sobre a necessidade da atualização da vida consagrada, tendo em vista o bem da Igreja.
· Decreto sobre a formação presbiteral - Optatam Totius (OT) = depende em grande parte: sobre a formação presbiteral e a vida nos seminários.
· Decreto sobre as Igrejas orientais católicas - Orientalium Ecclesiarum (OE) = Igrejas orientais: estabelece os principais pontos para que as Igrejas orientais católicas floresçam e realizem sua missão.
· Decreto sobre o apostolado dos leigos – Apostolicam Actuositatem (AA) = Atividade apostólica: considera a importância e a atualidade da vida laical na Igreja, suas características e possibilidades.
· Decreto sobre os meios de comunicação social – Inter Mirífica (IM) = Entre as maravilhosas invenções: sobre a importância dos meios de comunicação social.
Declarações_________________________________________________________
· Declaração sobre a Educação Cristã – Gravissimum Educationis (GE) = Gravíssima importância da educação cristã e sua influência no progresso social.
· Declaração sobre a Dignidade Humana – Dignitatis Humanae (DH) = A dignidade humana: sobre a dignidade da pessoa humana, valorizando-a como ser consciente e livre.
· Declaração sobre a Igreja e as Religiões Não Cristãs – Nostra Aetate (NA) = Neste tempo: trata da relação da Igreja com as religiões não cristãs.
Fonte: Agenda Catequética 2012. Editora Paulus.
1 comentários:
Olá,
Passo, com calma, bem antes da data, para desejar-lhe, com carinho fraterno, que vc tenha Boas Festas neste fim de ano!!!
"A felicidade é com a gota de orvalho numa pétala de flor, brilha tranquila, depois que leve oscila e cai como a lágrima de amor".
Que vc seja muito abençoado e feliz!!!
Bjs de Boas festas
Postar um comentário
Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra