Objetivos:
- Ler e dramatizar o texto.
- Transcrever as partes mais importantes (Pode-se escrever as frases que destaca cada parte).
- Densenhar as partes (crianças).
1ª parte - Jesus caminha, aproxima-se como amigo dos discípulos, escuta, sente seus problemas e a realidade que estão vivendo (Lc 24, 13-24).
2ª parte - Jesus retoma com eles a Sagrada Escritura iluminando os fatos que faziam sofrer seus amigos.Eles descobrem nas Escrituras, sinais de vida e de esperança (Lc 24, 25-27).
3ª parte - Jesus se dá a conhecer no gesto comunitário de partilha do pão na celebração da ceia (Lc 24, 28-31).
4ª parte - a experiência realizada na partilha da Palavra e do pão, os faz "abrasar o coração" e portanto, vão anunciar a todos isto é, à comunidade, o acontecido (Lc 24, 32-35).
Nós também percorremos um caminho com Jesus como os discípulos de Emaús, quando nos reunimos para celebrar a eucaristia.Neste caminho celebrativo Jesus faz estrada conosco, onde vivenciamos várias situações humanas: encontramos e acolhemos pessoas, pedimos perdão pelas nossas faltas, agradecemos a vida que temos, escutamos a Palavra de Deus e a Palavra da comunidade, professamos publicamente a nossa fé, ofertamos os bens e a nossa vida, nos alimentamos e assim fortalecidos com as duas mesas estaremos dispostos a testemunhar e assumir compromissos, próprios de cristãos comprometidos na construção do Reino de Deus.
Ultimamente, a Bíblia é o livro de presença marcante nas celebrações do povo. Pois esta Palavra de Deus faz caminho e constrói comunidades, ilumina, encoraja, questiona, cria esperança, força e coragem. Por isso, a catequese tem que fazer uma boa iniciação à escuta da Palavra de Deus.Igualmente, a mesa do Pão é força na caminhada do povo. É a comunhão, a unidade entre as pessoas, a energia entusiasmante, cuja fonte é o Deus-alimento. A comunidade encontra-se para celebrar a vida, partilhar alegrias e sofrimentos, solidarizar-se, alimentar-se do Pão da Vida...
Ir. Marlene Bertoldi
0 comentários:
Postar um comentário
Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra