Os dons são preciosos

1

Comprei uns livros interessantes na Feira dos Livros, que aconteceu esse final de semana aqui em Feira. Um deles cheio de histórias com objetivos específicos que nos auxiliam a dinamizar encontros com jovens.
Partilho com vocês esse texto, ótimo para trabalhar neste mês de Agosto.
Abraços,
Clécia

Objetivo: Descobrir a importância de cada pessoa para si e para o outro sem perder sua personalidade, pois Deus dá dons diferentes para cada um e quem devem ser partilhados.

Na ilha chamada Ivama, todas as pessoas que chegavam recebiam um dom para trabalhar: ciência, fortaleza, inteligência , caridade, sabedoria, piedade, conselho... Nessa ilha não havia fome, desemprego, tristeza, pois todos tinham uma atividade com a qual podiam sobreviver e dela partilhar.
Depois de muitos anos, chegou à ilha um grupo de pessoas que, ao receberem os seus dons, resolveram criar um movimento que ressaltava a superioridade de seus dons. Isso gerou conflitos entre todos.
Aquele que tinha o dom da fortaleza achava-se mais poderoso que os demais e passou a ignorar o que tinha o dom da inteligência. Este, porém, por ter o dom da inteligência, passou a esnobar aquele que tinha o dom do conselho, pois a inteligência permitia-lhe pensar em inúmeras coisas sem necessitar de conselhos.
Assim, em Ivama começou a haver muita discórdia, desemprego e tristeza. A ilha deixou de ter suas qualidades. Então, algumas pessoas com o dom da caridade perceberam que, no tempo em que não havia divisão ou disputa, cada um exercia e aceitava o seu dom e tudo era melhor, mais tranquilo. Iniciaram uma campanha com o intuito de acabar com as disputas, fazendo com que as pessoas pudessem se unir, pois todos os dons eram necessários. Quem tem o dom da fortaleza é forte, mas precisa da inteligência; quem é inteligente necessita do conselho, assim como este se baseia na sabedoria, que carece da ciência, que está ligada à caridade. Dessa forma, todos se conscientizaram, de que cada um era importante e que ninguém consegue tudo sozinho.

Reflexão:
Cada ser é único, no entanto ninguém vive sem o outro. Por melhor que sejam as nossas qualidades, os nossos dons, sempre precisaremos nos unir aos dons dos outros.

OLIVEIRA, Ivani de. MEIRELES, M. Histórias para encantar: para dinamizar encontro de jovens. 5.ed.São Paulo: Paulinas, 2009.

1 comentários:

Semeando disse...

A paz de Cristo e amor de Maria!
Oi, amigas...
sensacional esse desafio, fico arrepiada com cada história que leio dos participantes.
saber que tem tantas outras pessoas que conseguem descrever o que eu sinto pela catequese me faz sentir que sou uma pessoa normal e não um ET como as pessoas "do mundo" insistem em tentar me convencer que sou.
Realmente só o Espírito Santo mesmo para me ajudar a escolher a melhor frase, pois tá difícil...
dois grandes beijos e uma semana abençoada!

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails