Nasce mais uma "nova" Pastoral

4
Meus Irmãos

Não podíamos deixar de compartilhar com vocês o nascimento de mais uma pastoral em nossa comunidade, a Pascom (Pastoral da Comunicação).
A Pascom inicialmente é composta por Sandra Avelino, Clécia Ribeiro, Gloria Ribeiro, Milena, Jaqueline e Dadiele.

NOSSO OBJETIVO: divulgar os eventos e atividades da nossa Paróquia, bem como da nossa Arquidiocese e de toda a Igreja. Para isso, contamos com a colaboração das diversas pastorais e movimentos.
Nossa equipe está articulada em algumas comunidades e pretente junto às mesmas trabalhar na perspectiva evangélica anunciada pelo próprio Jesus: "Ide por todo mundo e anunciai o evangelho" Mc 16, 15

No Documento n° 75 da CNBB, a PASCOM encontra a definição da Pastoral da comunicação, de forma clara, objetiva e sintética. E explicita que, “É a pastoral do ser/estar em comunhão/comunidade. É a pastoral da acolhida, da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso dos recursos e instrumentos da comunicação. Não é uma pastoral a mais, mas aquela que integra todas as demais pastorais”.

O Documento continua na sua reflexão e situa a posição da PASCOM no conjunto das demais pastorais da Igreja e explicita: “A PASCOM perpassa, pela própria razão de ser, as ações das demais pastorais, animando-as e colocando-se a serviço, tendo como referencial programático a Pastoral de Conjunto”.


SOBRE NOSSO SÍMBOLO: Em nosso símbolo destacamos a imagem da Cruz, instrumento de libertação e salvação para nós cristãos. Desta cruz emanam ondas que transmitem a mensagem revelada por Jesus: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida." "Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância". "Eu sou a Luz do mundo".
As ondas possuem quatro cores, revelando nosso desejo de estar atentos ao que for anunciado conforme o ano litúrgico, pois caminhamos com a Igreja e para a Igreja, com a consciência de uma vida cristã que progride a medida que se vive o desenrolar do ano litúrgico.

DIA 29 DE JUNHO: Escolhemos inaugurar a Pascom no dia de São Paulo, pois ele juntamente com São Pedro são considerados "os cabeças dos apóstolos" por terem sido os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva, tanto por sua fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionários.
Paulo, cujo nome antes da conversão era Saulo ou Saul, era natural de Tarso. Recebeu educação esmerada "aos pés de Gamaliel", um dos grandes mestres da Lei na época. Tornou-se fariseu zeloso, a ponto de perseguir e aprisionar os cristãos, sendo responsável pela morte de muitos deles. Converteu-se à fé cristã no caminho de Damasco, quando o próprio Senhor Ressuscitado lhe apareceu e o chamou para o apostolado. Recebeu o batismo do Espírito Santo e preparou-se para o ministério.
Tornou-se um grande missionário e doutrinador, fundando muitas comunidades. De perseguidor passou a perseguido, sofreu muito pela fé e foi coroado com o martírio, sofrendo morte por decapitação. Escreveu treze Epístolas e ficou conhecido como o "Apóstolo dos gentios".

AGRADECIMENTOS:

• Gostaríamos de agradecer primeiramente, a Deus que foi o motivador maior desse projeto;
• A Nossa Senhora do Perpétuo Socorro por ser “nosso socorro na luta”;
• A São Paulo, por nos inspirar a anunciar e denunciar e viver por um propósito sempre maior;
• Ao 4º Multirão das Comunicações, por mostrar-nos os primeiros e talvez mais importantes passos;
• A Paróquia do Perpetuo Socorro por acreditar nessa "nova" pastoral e dar-nos incentivo para trilhar esse novo caminho
• Ao Pe Josevaldo Machado,por nos apoiar, incentivar e acreditar nesse projeto;
• A Lucinha por nos revelar seu entusiasmo e aguçar em nós a curiosidade e desejo de conhecer a Pascom.

"Fazer um céu com pouco a gente faz;

Basta uma estrela,

Uma estrela e nada mais.

Pra ter nas mãos o mundo,

Basta uma ilusão.

Um grão de areia

É o mundo em nossa mão.

Sonhar é dar à vida nova cor;

Dar gosto bom às lágrimas de dor.

O sol pode apagar, o mar perder a voz,

Mas nunca morre um sonho

bom dentro de nós."

Mário Lago


Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro.

Filipenses 1:21 (Bíblia)

4 comentários:

Reinaldo Fonseca disse...

Olá Clécia e Sandra! Parabéns a todos que apoiaram a implantação desta pastoral, somos conhecedores da importância que a mesma tem perante a comunidade. Grande abraço com as Bençãos de Deus e a proteção de São Pedro Apóstolo.

Reinaldo

Amar e Seguir disse...

amei seu blog sei pouco sobre blog mas é lindo demais e isso mesmo caminhando sempre ♥ grande abraço lindo lindo parabéns ja estou te seguindo...

Anônimo disse...

Que o Senhor abençõe e faça prosperar essa linda iniciativa.
Paz e bênçãos!

Renata Rossini disse...

Nossa fiquei impressionada com o depoimento de sua irmã.
Realmente ela tem razão, hj muitas coisas se falam mais não se explicam.
Meu filho ira para a Infância Missionária onde será preparado para a crisma e eu fiquei aqui com uma pulga atras da orelha pensando o que será passado a ele, por mim ele continuará na igreja servindo a Deus até quando ELE permitir mas e o homem, as pessoas a volta dele será que lhe darão motivos para ficar????
Sei que com a vontade de Deus ficamos onde queremos mas a tentação luta até o fim para nos desanimar e eu estarei lá para NÃO deixá-la vencer sobre ele.
Vou passar seu post ao meu amigo Osmair que é o catequista de crisma para que ele veja o depoimento de sua irmã e veja qual o caminho que eles estão tomando.
Bjs e obrigada por compartilhar.
Que DEUS ABENÇÕE VOCÊS.

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails