Livro de Jonas : O autor e a época

1

MÊS DA BÍBLIA 2010
JONAS: CONVERSÃO E MISSÃO
LEVANTA-TE E VAI À GRANDE CIDADE (Jn 1,2)

Quem nunca ouviu falar no profeta Jonas que foi engolido por um grande peixe? Mas seria
esse episódio o que há de mais importante nesse livro bíblico? Em que esse fato seria
relevante para a fé dos judeus e para fé cristã hoje? As respostas a estas perguntas dependem
de um estudo atento do texto bíblico dentro de seu contexto histórico, somente assim é
possível descobrir traços que indiquem o perfil de quem o escreveu, a época de seu
surgimento e, seus destinatários imediatos. Com esses dados, a mensagem de Jonas se
mostrará atual para o século XXI.

1. O Autor
Numa leitura superficial do texto bíblico, o leitor contemporâneo pode cometer o equívoco de
pensar que o autor desse livro tenha sido um profeta nacionalista de Israel do Norte, chamado
Jonas, filho de Amitai, que viveu durante o reinado de Jeroboão II, por volta de 790-750 a.C.,
mencionado em 2Rs 14,25 e em Jn 1,1. Não é raro encontrar leituras fundamentalistas da
Bíblia que tendem a concluir que o autor do livro de Jonas tenha sido aquele profeta do século
VIII a.C.
Alguns aspectos do livro de Jonas, contudo, nos levam a concluir que a obra não poderia ter
sido escrita no tempo de Jeroboão II, como veremos a seguir. Mas, se o livro não é do século
VIII a.C. e se o autor não é o profeta Jonas, por que o texto se inicia com a seguinte indicação:
“Veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai...” (Jn 1,1)?
O autor usa um recurso literário chamado de pseudonímia. Ele não está interessado em
destacar a autoria do livro, nem em focalizar sua identidade. Isso era muito comum naquela
cultura. Os autores dos livros bíblicos geralmente não assinam suas obras porque acreditam
que estão apenas representando a fé e a experiência de um povo do qual são membros, ou
seja, eles não falam em nome próprio e com seus escritos querem apenas trazer os filhos de
Israel de volta para a aliança firmada com Deus.
O autor do livro permanece anônimo e usa como pseudônimo o antigo profeta Jonas, filho de
Amitai, porque esse recurso o ajuda a divulgar melhor sua mensagem. Não sabemos quem
escreveu o livro de Jonas, mas podemos fazer um perfil de sua personalidade a partir do texto
bíblico. É alguém com mente aberta, como diríamos hoje, para ele todas as pessoas são alvos
do amor e da misericórdia de Deus. É uma pessoa bem humorada que usa o recurso da ironia
para convencer os judeus nacionalistas de sua época da inconsistência da postura exclusivista
que considerava apenas o judeu como merecedor do amor de Deus.

2. A época
Para ter uma idéia sobre a época em que esse livro foi escrito, alguns aspectos devem ser
considerados. Em primeiro lugar não é possível que seja do século VIII a.C., quando viveu o
profeta nacionalista Jonas filho de Amitai, pois o texto hebraico emprega expressões
conhecidas só muito tempo depois reinado de Jeroboão II1. Afirmar que o livro de Jonas foi escrito no século VIII a.C. seria algo semelhante a dizer que um dos modernos escritores
brasileiros teria vivido no tempo de Dom João VI. O hebraico sofreu modificações ao longo
da história, como acontece a qualquer idioma.
Outro aspecto a ser levado em conta é que o livro de Jonas contém expressões em aramaico2,
idioma oficial dos judeus durante o domínio persa (538-333 a.C.), mas que não era falado por
eles antes do exílio da Babilônia (587-538 a.C.). Portanto, o livro tem que ser posterior ao
século VI a.C.
Em Jn 1,9 encontra-se a expressão “Deus dos céus que fez o mar e a terra”. Isso indica um
período tardio da teologia de Israel. Em épocas mais antigas era comum falar no Deus
libertador, destacando as características de guerreiro, que fez aliança com Israel considerado
seu único povo dentre todas as nações.
Esses e outros aspectos levam à conclusão que o livro de Jonas foi escrito após o período de
Esdras e Neemias quando a maioria dos judeus, depois de sofrer a dominação de vários
impérios estrangeiros, havia desenvolvido forte espírito de exclusivismo e de particularismo e
não queria uma aproximação com outros povos e muito menos exercer a vocação missionária
de fazer o Deus de Israel ser conhecido e amado pelas demais nações.
Como o livro de Jonas faz parte do bloco dos doze profetas, mencionado em Eclo (Sir) 49,10-12, ele não pode ter sido escrito depois do ano 170 a.C, possível época do surgimento do Eclesiástico.
Por isso a maioria dos estudiosos está de acordo que o livro de Jonas data provavelmente do
final do século V a.C, ou início do século IV a.C.

Aila Luzia Pinheiro de Andrade

1 comentários:

Anônimo disse...

Embora não se confirme a época em que foi escrita esta profecia, ela foi confirmada por Jesus quando disse que seu sinal seria o de Jonas.
Jonas

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails